Muito mais que combinar com o resto da vestimenta, o motorista deve levar em conta a segurança que o calçado oferece na hora de dirigir.

O artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro proíbe que se dirija usando calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam o uso dos pedais. A multa para quem descumprir a Lei é de R$ 85,13, somados a quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Por isso Juliano Martynetz, cirurgião e ortopedista do Hospital Marcelino Champagnat – em Curitiba – e membro da Associação Brasileira de Cirurgia do Pé e Tornozelo, enumera abaixo os cuidados na escolha do calçado ideal:

1) Os calçados devem ser de preferência fechados, com solado antiderrapante e sem tiras ou saltos. “Solados flexíveis permitem maior agilidade do pé e tornozelo, fundamentais em situações de risco eminente de colisões. Evidentemente não existe uma fórmula padrão na Lei para estipular o modelo ideal, mas sim os de riscos. Nesse sentido, os saltos altos, os chinelos e calçados com tiras soltas são os exemplos mais comuns”, explica.

2) Os calçados mais indicados na hora de pegar o volante são:  tênis esportivos, calçados mocassins e sapatilhas tipo rasteirinhas, desde que respeitem as características citadas anteriormente.

3) Nas motos, o calçado deve permitir apoio total da planta do pé a fim de aumentar a estabilidade quando parados nos semáforos, por exemplo”, conclui o médico. Este apoio também é fundamental nas bicicletas, já que se deve pedalar justamente fazendo força na região entre a metade da planta e a ponta do pé, o que exige certa firmeza por ali, para evitar traumas no osso ou no tendão, ou mesmo fadiga muscular.calcado-ideal

Embora o pedestre não tenha de cumprir exigências legais para o tipo de calçado, como é o caso do condutor e do motociclista, sua caminhada ou corrida será muito mais agradável e confortável se seguir estas dicas. Afinal de contas, ninguém gostaria que sua sandália soltasse do pé bem na hora de atravessar a rua, não é mesmo?

 

  • admin

Leave a Comment

Twitter Widget
  • Our Twitter feed is currently unavailable but you can visit our official twitter page @autoescolajoinville.